5 Modelos Raros da BMW no Brasil que Você Precisa Conhecer
Se você é fã de carros raros, provavelmente já ouviu falar da BMW e seus modelos exclusivos que fazem o coração acelerar.
Mas, quando falamos dos BMW mais difíceis de encontrar no Brasil, estamos falando de verdadeiras joias sobre rodas – não só pelo design ou pela potência, mas pelo fato de serem limitados mundialmente e poucos têm a chance de conhecer de perto.
São carros que chegaram em quantidades tão pequenas, que virou até mistério quantos deles estão rodando em solo brasileiro. Quer saber quais são esses modelos e por que eles são tão especiais?
Neste texto, vamos explorar as histórias pouco contadas, curiosidades e detalhes que cercam essas raridades da BMW no Brasil.
Prepare-se para descobrir um mundo exclusivo, cheio de paixão e segredos que poucos bimmers de fato conhecem.
BMW Z8 (E52)

BMW Z8 (E52) | Fonte: Instagram/@sprint.spotting
Com seu design icônico, o BMW Z8 (E52) é um daqueles carros que parece ter saído direto de um filme dos anos 2000. E de fato ele saiu, porque se você é fã de 007, tenho certeza que lembra do Z8 de James Bond no filme: “O Mundo Não É O Bastante”.
Sua produção durou entre 1999 e 2003, e foram fabricadas um pouco mais de 5.700 unidades no mundo. Destas, uma pequena parte veio para o Brasil, mais especificamente 10 unidades, fazendo o Z8 ser extremamente raro de ser encontrado pelas ruas brasileiras.
Destes exemplares no país, apenas dois são Jet Black, enquanto o restante são Titanium Silver Metallic.
O modelo é um roadster com um design clássico, com linhas que lembram o lendário BMW 507, mas com uma tecnologia bem moderna para a época do seu lançamento.
Debaixo do capô, ele conta com um motor V8 de 4.9 litros, que entrega cerca de 400 cavalos, acelerando de 0-100 km/h em 4.7 segundos, e chegando em 250 km/h de velocidade máxima.
É difícil precificar quanto vale um Z8 no Brasil hoje em dia. Mas em 2022, um dos 10 exemplares no país foi anunciado por quase 3 milhões de reais, mostrando a alta valorização do modelo.
BMW 1M (E82)

BMW 1M (E82) | Fonte: Instagram/@anr.spotter
O BMW 1M (E82) é a versão esportiva do Série 1, feita para quem quer um carro pequeno, ágil e muito divertido de dirigir, além de ser uma edição limitada pensada para ser rara.
A produção inicial seria de apenas 2.700 unidades, porém, a demanda foi tão grande que a BMW terminou produzindo um pouco mais de 6.300 unidades entre 2011 e 2012.
Esse compacto esportivo tem um motor 6 cilindros em linha de 3.0 litros, que entrega 340 cavalos de potência, acelera de 0-100 em 4.9 segundos, e tem velocidade máxima de 250 km/h.
Parece pouco para os carros atuais, mas não subestime um BMW 1M, ele é um carro extremamente arisco de se dirigir e comumente é referido como “gaita” – ou seja, só toca quem sabe, do contrário a melodia não fica harmônica.
No Brasil foram registradas somente 63 unidades do modelo, porém algumas já se envolveram em acidentes que resultaram em PT (Perda Total)., fazendo com que atualmente existam menos exemplares.
Das raras unidades no país, todas são em uma dessas três cores: Alpine White III, Sapphire Black e Valencia Orange, sendo essa a cor mais difícil de encontrar um 1M configurado.
Por existirem poucos exemplares e ter um grande público com interesse de ter um 1M na garagem, a valorização do carro foi espontânea, e hoje dá para adquirir uma no Brasil pagando acima de 500 mil reais.
BMW M3 GTS (E92)

BMW M3 GTS (E92) | Fonte: Instagram/@carsbysfs
Encontrar um BMW M3 da geração E92 no Brasil não é tão fácil, mas ver uma unidade na versão GTS é quase como se deparar frente a frente com um unicórnio.
Isso porque alguns fóruns estimam que foram produzidos apenas 150 carros no mundo, e apenas dois exemplares estão em solo brasileiro, ambos na cor Fire Orange II e dividindo garagem com outras jóias da marca em coleções de BMW.
O M3 GTS (E92) traz diversas melhorias em relação ao M3 convencional, como redução de peso, suspensão ajustada para pista, aerofólio, e um motor mais potente, entregando muito mais performance.
Debaixo do capô o bom e velho V8 da BMW permanece, mas gerando 450 cavalos contra 420 cavalos da versão convencional. Além disso, o carro leva 4.4 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, e atinge 305 km/h de velocidade máxima.
Por ter apenas duas unidades no país, é difícil precificá-lo, mas no exterior é possível encontrar um exemplar na faixa de 172 mil euros.
BMW M4 GTS (F82)

BMW M4 GTS (F82) | Fonte: Instagram/@motorcarsbrazil
O BMW M4 GTS é a evolução natural do M3 GTS, trazendo muita tecnologia para garantir ainda mais desempenho.
A versão GTS é considerada a versão mais extrema do M4 (F82), pensado para entregar ainda mais desempenho na pista do que o modelo convencional. Com ele, a BMW conseguiu unir potência, tecnologia e design agressivo em um único pacote.
Com componentes mais leves, aerodinâmica aprimorada e ajustes especiais, ele é um dos modelos mais extremos da BMW voltados para quem gosta de pilotar.
Esse supercarro tem um motor 3.0 litros biturbo de seis cilindros em linha, com 500 cavalos de potência, acelerando de 0-100 km/h em 3.8 segundos, e atingindo velocidade máxima de 305 km/h.
Em 2016 foram produzidas apenas 700 unidades no mundo, e atualmente no Brasil existe somente um exemplar, na cor Alpine White III (fotos).
Por existir apenas uma unidade no país, ter um desses na garagem é quase impossível, mas no mercado exterior pode ser encontrado um exemplar na faixa de 100 mil dólares.
BMW M4 CSL (G82)

BMW M4 GTS (F82) | Fonte: Instagram/@spositostudio
O modelo mais recente da marca dessa lista é o BMW M4 CSL (G82) que tem um propósito claro: pensado para quem quer o máximo de desempenho e exclusividade.
Esse carro é conhecido por ser um dos BMWs mais rápidos a completar uma volta em Nürburgring, o lendário circuito alemão que é referência quando o assunto é performance, completando o percurso em 7:18 minutos.
O M4 CSL une tecnologia de ponta, leveza e potência, consolidando sua posição como um dos esportivos atuais mais cobiçados da marca.
Limitado a apenas 1.000 unidades no mundo, produzidas ainda em 2023, no Brasil atualmente existe apenas um exemplar, configurado na cor Sapphire Black Metallic com detalhes em vermelho.
Esses cinco modelos da marca alemã mostram que o Brasil tem um público – bimmers (apelido para fãs e donos de BMW) – que valoriza carros raros, potentes e cheios de história. Mesmo com poucas unidades, eles conseguem chamar atenção por onde passam, seja em eventos, ruas ou nas pistas.
Gostou de conhecer esses modelos? Quer saber mais sobre outros carros raros no Brasil? Em nosso blog você encontra conteúdos como esse de outras marcas automotivas.

Imagine um carro tão raro que existe apenas uma unidade em todo o Brasil e em toda a América do Sul. Agora imagine que esse carro […]
Continue lendo
Quando o assunto é supercarros raros, a maioria imagina modelos que só aparecem em filmes ou em eventos internacionais. Mas, acredite, o Brasil já teve a […]
Continue lendo
Na noite do dia 19 de maio de 2025, um dos carros mais exclusivos e valiosos do mundo chegou silenciosamente ao Brasil, chamando a atenção de […]
Continue lendo