A História Completa da Única Ferrari F50 do Brasil

Se você gosta de carros, mesmo que só admire de longe, vai gostar da história da única Ferrari F50 em solo brasileiro. 

Imagine um carro tão raro que só existem três iguais no mundo — e um deles está no Brasil há anos. 

Não estamos falando de qualquer carro: é uma Ferrari F50, um dos modelos mais lendários da marca italiana. 

Ela tem uma história cheia de reviravoltas, aparições raras, uma restauração de tirar o fôlego e até uma breve viagem internacional que deixou muita gente de coração apertado. Mas o que torna essa F50 tão especial? E por que ela se destaca entre as demais?

Neste artigo, você vai descobrir cada detalhe dessa raridade sobre rodas e entender por que ela se tornou um verdadeiro mito entre os apaixonados por supercarros. Continue lendo e prepare-se para se surpreender.

O que é a Ferrari F50?

Ferrari F50

Ferrari F50 | Fonte: Instagram/@supimpa_spotter via @exoticsbrazil

A Ferrari F50 é um hipercarro lançado em 1995 para comemorar os 50 anos da marca italiana. Ela é considerada uma das Ferraris mais puras de todos os tempos, pois foi desenvolvida com tecnologia derivada da Fórmula 1

Seu motor V12 de 4.7 litros aspirado gera aproximadamente 520 cavalos de potência e vai de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Ela tem câmbio manual de 6 marchas, carroceria de fibra de carbono, chassi monocoque e praticamente nenhum recurso eletrônico. 

Não tem ABS, nem controle de tração ou direção assistida. Tudo nela é voltado para entregar uma experiência de pilotagem pura. Foram fabricadas apenas 349 unidades no mundo inteiro.

Dados técnicos:

  • Fabricação/Ano: 1995–1997
  • Motor: 4.7 L V12
  • Potência: 513 cv
  • Torque: 47,1 kgfm
  • Aceleração 0-100 km/h: 3,9 s
  • Velocidade Máxima: 325 km/h
  • Peso: 1.350 kg
  • Tração: Traseira

A Chegada da Ferrari F50 ao Brasil

Ferrari F50 no Brasil

Ferrari F50 | Fonte: @motorcarsbrazil

A única Ferrari F50 que o Brasil já teve foi trazida para o país no ano de 1995 pelo empresário chinês Lawrence Pih, após ter sido fabricada em 31 de março de 1995 como protótipo. 

Ela foi exibida no Brasil Motor Show de 1997 e também no Salão do Automóvel de São Paulo do mesmo ano, chamando atenção por ser um dos três protótipos pré-série. 

Posteriormente, o carro foi adquirido pelo empresário Natalino Junior (fundador da antiga Platinuss) e não muito tempo depois pertenceu a Enrico, um grande colecionador de carros raros.

Atualmente esse exemplar pertence ao grande acervo do CARDE Museu, idealizado por Lia Maria Aguiar, empresária e filantropa, e conta com a colaboração de seu sobrinho, Luiz Goshima.

Detalhes sobre a Única Ferrari F50 no país

Ferrari F50 em São Paulo

Ferrari F50 | Instagram/@edison_carvalho

A F50 brasileira veio na clássica cor vermelha da Ferrari, chamada Rosso Corsa. Ela também conta com escapamento esportivo original da marca, conhecido como Tubi Style, que deixa o som do motor ainda mais emocionante.

Além das 349 unidades fabricadas, o que já torna uma Ferrari F50 rara em qualquer lugar do mundo, o exemplar em solo brasileiro não faz parte dessa fabricação por ser um modelo pré-produção (P2/3 criados para testes), o que faz dela ainda mais rara.

Rumores especulam que dos três protótipos criados, apenas um permanece vivo – mas, lembrando, são apenas rumores. E adivinha onde esse protótipo está? Essa é justamente a F50 brasileira, tornando ela possivelmente a Ferrari F50 mais especial do mundo.

Apesar de ter sido fabricada em 31 de março de 1995, a documentação brasileira mostra que o carro é 1997/1997. Isso aconteceu porque, na hora do emplacamento, houve um erro ou uma interpretação incorreta da data.

Esse tipo de situação não é tão incomum em importações antigas. O mais importante é que já foi confirmado, inclusive por especialistas no exterior, que essa F50 é realmente uma unidade pré-produção de 1995.

Por onde essa F50 já passou no Brasil?

F50 no Brasil

Ferrari F50 | Fonte: Instagram/@supimpa_spotter via @exoticsbrazil

Em alguns momentos raros, o carro foi visto rodando nas ruas de São Paulo, participando de encontros de carros ou sendo fotografado pelos spotters. 

Além disso, já foi avistada em cidades vizinhas (Campinas, Sorocaba, Itu, Cabreúva e Itatiba) da capital paulista e cidades do interior do estado, como Lins (fotos).

Mas essa unidade não se limitou apenas ao estado de São Paulo, também fez aparições especiais em eventos na cidade de Blumenau e Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG).

Nos últimos meses, o carro esteve em exposição no CARDE Museu em Campos do Jordão (SP), sendo uma das grandes estrelas da maior coleção de carros do país. 

Uma restauração de alto nível

Única Ferrari F50 no Brasil sendo restaurada

Ferrari F50 | Fonte: Instagram/@xtr_autoparts

No início do ano de 2025, a Ferrari F50 brasileira passou por uma restauração completa. O processo foi realizado pelas oficinas Eurocarblu e XTR Autoparts, no Brasil mesmo, com peças 100% originais, fornecidas pela própria Ferrari. Até parafusos foram substituídos para garantir fidelidade total ao projeto original.

O resultado impressionou até os padrões internacionais. A própria Ferrari reconheceu e validou o processo de restauração, algo raro e que aumenta ainda mais o valor histórico do carro.

Logo após a conclusão da restauração, em junho de 2025, a Ferrari F50 foi vista no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), sendo enviada temporariamente para os Estados Unidos

A viagem tem objetivos logísticos e possivelmente relacionados à obtenção de certificações internacionais, e não representa uma venda definitiva ou saída permanente do país.

A raridade e o estado impecável do carro chamaram a atenção de colecionadores e entusiastas internacionais, o que reforça o reconhecimento mundial ao trabalho impecável feito por especialistas brasileiros. 

A boa notícia é que a F50 deverá retornar em breve ao Brasil, onde continuará sendo um verdadeiro tesouro nacional sobre rodas exposto no CARDE Museu.

Quanto vale esse F50?

Única F50 no Brasil

Ferrari F50 | Fonte: Instagram/@supimpa_spotter via @exoticsbrazil

Colocar um preço em uma Ferrari F50 não é tarefa fácil. Isso porque, além de ter apenas 349 unidades produzidas, o preço de uma F50 tradicional varia entre 2 e 6 milhões de dólares – com exemplares negociados na média de US$4 milhões, dependendo do estado e histórico do carro.

Colocar um preço nessa Ferrari F50 brasileira é praticamente impossível. Isso porque ela é um protótipo, validado pela Ferrari, restaurado ao padrão original, e único em toda a América do Sul. 

O valor pode ultrapassar facilmente a casa dos 8 milhões de dólares, ou até mais que isso. No fim das contas, ela vale o quanto o dono quiser pedir.

A história da Ferrari F50 protótipo que passou pelo Brasil é uma daquelas raras oportunidades de ver de perto algo que poucos no mundo puderam experimentar. 

Ela representa não apenas a engenharia italiana no seu auge, mas também o carinho e dedicação de quem soube preservar essa joia por tantos anos.

Se quiser conhecer a história de outros hipercarros da Ferrari que possuem pelo menos um exemplar em solo brasileiro, em nosso blog você encontra mais informações sobre LaFerrari e F40 (atualmente os únicos hipercarros da marca italiana registrados do Brasil além da F50).

Postado e revisado Artur Ramos Hipercarros em 10/07/2025
Você também pode gostar
Tudo sobre o Único Bugatti EB110 no Brasil Tudo sobre o Único Bugatti EB110 no Brasil

Quando se fala em carros de luxo e superesportivos, a Bugatti é um dos nomes mais renomados.  A marca francesa é conhecida por criar verdadeiras obras […]

Continue lendo
Conheça todos os Detalhes da Única Ferrari F40 do Brasil Conheça todos os Detalhes da Única Ferrari F40 do Brasil

Poucos carros no mundo conseguem despertar tanta emoção quanto a Ferrari F40.  Com seu estilo marcante, desempenho brutal e fama de indomável, ela conquistou o coração […]

Continue lendo
Terceira McLaren P1 que chegou no Brasil, em 2023 Terceira McLaren P1 que chegou no Brasil, em 2023

Poucos carros no mundo despertam tanta admiração e desejo quanto a McLaren P1. Ela não é apenas um carro bonito e rápido, mas um verdadeiro símbolo […]

Continue lendo