O Pagani Zonda F com Placas do Paraguai que veio ao Brasil
O Pagani Zonda F é um dos superesportivos mais icônicos já fabricados.
Com pouquíssimas unidades produzidas, esse modelo exclusivo da fabricante italiana Pagani Automobili é considerado uma verdadeira obra de arte sobre rodas.
Em 2016, uma dessas raridades, com a carroceria azul e placas do Paraguai, chamou atenção ao passar pelo Brasil, sendo a grande estrela de eventos automotivos como o Dream Route.
A História do Pagani Zonda F

Pagani Zonda F Blu Argentina / Fonte: @ppspots via @exoticsbrazil
O Pagani Zonda F foi apresentado ao mundo em 2005, no Salão do Automóvel de Genebra. O carro foi criado em homenagem a Juan Manuel Fangio, um lendário piloto de Fórmula 1 argentino, cujo nome inspirou o “F” na nomenclatura.
Além disso, o Zonda F trouxe aprimoramentos em relação ao seu antecessor, o Zonda S, com mais potência, uma aerodinâmica mais refinada e uma experiência de direção ainda mais purista.
O Pagani Zonda F foi o modelo que consolidou a marca italiana no mercado global como uma fabricante artesanal de carros de alto desempenho e exclusividade (os famosos hypercars ou hipercarros).
A Passagem pelo Brasil

Pagani Zonda F Blu Argentina / Fonte: @ppspots via @exoticsbrazil
A unidade na cor Blu Argentina que passou pelo Brasil (fotos) recebeu alguns upgrades, incluindo uma asa traseira de fibra de carbono maior e um difusor traseiro inspirado na versão Zonda 760, o que torna esse exemplar ainda mais agressivo e exclusivo.
O carro pertencia a um colecionador argentino – que atualmente tem vários carros, porém, o maior destaque do acervo é seu Pagani Utopia – que em 2016, cruzou a fronteira para participar do evento Dream Route, um rali de luxo que percorre algumas das principais estradas do Brasil (foto).
Sua presença foi um verdadeiro espetáculo para os fãs de super carros, já que, até então, a última vez que um Pagani havia sido visto rodando no país foi quando o único exemplar emplacado no Brasil foi vendido para a Inglaterra – o outro Zonda F Clubsport na versão Roadster e o Zonda R foram embora (exportados) antes do Zonda F Clubsport amarelo.
Além da sua exclusividade, esse Zonda F possui um histórico impressionante. Segundo alguns relatos, ele já pertenceu ao próprio Horacio Pagani, fundador da marca, e também já foi testado na lendária pista de Nürburgring, na Alemanha.
Com mais de 80 mil km rodados, essa é uma das unidades mais utilizadas do modelo no mundo, o que é raro para um hypercar desse nível.
Dados Técnicos

Pagani Zonda F Blu Argentina / Fonte: @ppspots via @exoticsbrazil
Sob o capô, o Zonda F possui um motor V12 naturalmente aspirado de 7.3 litros fabricado pela Mercedes-AMG, com um ronco inconfundível (vídeo do carro acelerando em Curitiba). Na versão convencional, esse motor entrega 602 cv de potência e 76,5 kgfm de torque.
Além disso, esse V12 permite que o supercarro vá de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade máxima ultrapassa os 345 km/h, tornando-o um dos carros mais rápidos de sua época.
A carroceria feita quase inteiramente de fibra de carbono contribui para o peso reduzido de aproximadamente 1.230 kg, e isso resulta em uma relação peso-potência impressionante.
A aerodinâmica extremamente elaborada garante uma excelente estabilidade em altas velocidades, enquanto o sistema de freios de cerâmica de carbono proporciona frenagens extremamente precisas.
A Exclusividade do Zonda F

Pagani Zonda F Blu Argentina / Fonte: @ppspots via @exoticsbrazil
A produção extremamente limitada em apenas 25 unidades fabricadas no mundo e os detalhes feitos artesanalmente fazem do Zonda F um dos carros mais cobiçados entre colecionadores.
Cada unidade foi cuidadosamente montada à mão, com materiais nobres como couro, alumínio usinado e fibra de carbono aparente. O nível de personalização na época era altíssimo, permitindo que cada comprador escolhesse detalhes específicos de acabamento e pintura.
A unidade Blu Argentina que esteve no Brasil se destaca não apenas pela raridade e o visual marcante, mas também pelas modificações aerodinâmicas e pela história única, envolvendo o próprio Horacio Pagani e Nürburgring. Poucos carros no mundo carregam tanta exclusividade e um histórico como esse.
O Impacto no Brasil

Pagani Zonda F Blu Argentina / Fonte: @ppspots via @exoticsbrazil
A presença desse Pagani Zonda F azul com placas do Paraguai no Brasil mais uma vez prova o interesse dos entusiastas brasileiros por hypercars e a importância de eventos grandes que reúnem esse tipo de carro no país (como o caso do Dream Route).
A oportunidade de ver um modelo tão exclusivo rodando pelas estradas nacionais foi um momento marcante para fãs de automobilismo e superesportivos.
Embora o Brasil não tenha muitos Paganis registrados, sendo atualmente apenas dois modelos, Utopia R&D e Huayra R, a visita desse exemplar provou que o mercado de carros de alto desempenho no país está em constante crescimento.
Para os poucos sortudos que puderam vê-lo ao vivo no Brasil, sem dúvidas essa experiência certamente se tornou uma lembrança inesquecível, afinal, ver um Zonda F em qualquer lugar do mundo é especial, mas ver um no Brasil tem uma emoção diferente.
Onde o Carro está?

Pagani Zonda F Blu Argentina / Fonte: @coleccion_gomez
Sendo essa uma das unidades do Zonda com maior quilometragem do mundo, perdendo para o La Nana (“A Vovó” em italiano), o Zonda com mais de 1 milhão de quilômetros percorridos porque é o protótipo nº 2.
Ou seja, foi criado para testes, e isso por si só já explica o carro ter alta quilometragem. Além disso, alguns anos depois de fabricado, o La Nana foi restaurado para comemorar os 60 anos da Pagani.
O Pagani Zonda F Blu Argentina (azul) passou por alguns países (EUA e países da Europa), principalmente quando esteve na América do sul, onde visitou o Paraguai, Uruguai, Argentina e o Brasil.
Como qualquer modelo da Pagani não é feito em série, somando todos os produzidos, são em torno de 600 carros até então, e cerca de 18 deles circularam pela América do Sul. Mas, por um curto período, em meados de setembro de 2020, esse foi o único Pagani do continente sul-americano.
Porém, depois de “explorar o mundo”, passando por diversos países, atualmente o carro reside em Alsdorf, uma pequena cidade na Alemanha.
Gostou de conhecer um dos raros Zonda F que já passaram pelo Brasil? Te despertou curiosidade em conhecer outros exemplares da Pagani que já pisaram em solo brasileiro ou que estão no país?
Fique a vontade para explorar e pesquisar em nosso blog sobre esse tema, existem muitos artigos que irão enriquecer seu conhecimento sobre carros de luxo e supercarros do Brasil. E se você gosta de Pagani, outros exemplares já passaram pelo Brasil na década passada.

O Bugatti Chiron Sport, um dos carros mais impressionantes e desejados do planeta, desde 2024 possui uma unidade circulando em solo brasileiro. A chegada do modelo […]
Continue lendo
Se você é apaixonado por supercarros, sabia que a última Ferrari LaFerrari coupé produzida no mundo, a unidade 499 de 499, agora está morando no Brasil? […]
Continue lendo
A Ferrari LaFerrari é, sem dúvidas, um dos carros mais desejados e icônicos da história do automobilismo. Mas você sabia que uma das poucas unidades do […]
Continue lendo